Avançar para o conteúdo principal

Ser Professor Mata




Porque ser professor deve ser horrível?
Não desejo a ninguém ser professor, e ainda bem que há quem sacrifique a sua vida e sanidade mental para exercer tal profissão, eis as seguintes razões:
  1.   Ter de corrigir testes - Dá dores de cabeça, só a imaginar tal coisa. A parte mais difícil não deve ser a correcção de centenas de testes, desgastante deve ser ter que corrigir sempre os mesmos testes. Porque aposto que no final do ano, este pensamento não lhes sai da cabeça: "Porque é que eu não fui original! Devia ter feito testes diferentes este ano! em vez de usar exactamente os mesmos testes de há 40 anos atrás..."
  2.  Aturar miúdos - Talvez a parte mais difícil, eu diria que 80 dos 90 minutos de uma aula são mais:
    PVD! Não estamos numa igreja, faça favor de largar o terço!

    JF! Também pensa que está na igreja? Pare já de pedir esmola aos seus colegas!

    Space Aye! Pare de fazer torres com canetas, e preste atenção!

    MR! Pare de beber Coca-Cola! Estamos numa sala de Aula!

    Onde é que está o AR? alguém o viu? Não me digam que foi outra vez à casa de banho sem pedir autorização!
    Acho que dá para perceber, que se 10 minutos de aula conseguirem ser aproveitados, é milagre.
     
  3. Ter que dar a mesma matéria não sei quantas vezes por ano - Esta eu admiro, tendo reprovado alguns anos admiro como é que não só dão a mesma matéria como a dão exactamente da mesma forma. 
  4. Preparar aulas - Se eu não tivesse visto a forma como dão a matéria da mesma forma de ano para ano, eu diria que preparar aulas era tarefa difícil, mas agora até acho que deve ser divertido, deve ser como ensaiar para uma peça de teatro. Imagino o professor em casa com alta estante onde tem gravadas todas as aulas que alguma vez deu durante a sua carreira, a ver uma das gravações e a ensaiar muito concentrado.
  5. Dar notas - Ora outra parte que deve ser extremamente chata, pois os alunos com negativa, conseguem lembrar-se de tudo e mais alguma coisa para provar que o professor foi injusto.
  6. Professor - PVD, JF, AR, MR, Space Aye vão todos reprovar à minha disciplina!

    JF - Ó stor, isso é mesmo injusto... eu no outro dia até me ofereci para lhe lavar o carro...

    Professor - Não ofereceste, começaste-me a lavar o carro e no fim estendeste a mão à espera de uma moeda de 2 euros.

    PVD - Mas... Mas... eu consegui-lhe um lugar mais à frente na minha paróquia!

    Professor - Não... tu enfiaste-me na mala do PVD móvel, e acorrentaste-me no lugar da frente da igreja enquanto tentavas converter ao cristianismo! Tens sorte de não estares na cadeia!

    PVD - Raios, seu protestante! MR - Professor, se me permite... eu até lhe ofereci uma coca-cola caseira... podia-me dar positiva.

    Professor - Senão tivesses destruido a casa de banho da escola, com o teu laboratório de Coca-Cola até te dava positiva, porque a cola estava mesmo boa!

    Space Aye - Mas ó stor, eu até o ajudei a atravessar a rua...

    Professor - Tu tentaste-me atropelar para ver se eu atravessava mais rápido!

    Space Aye - Pronto... e resultou não resultou?

    Professor - Enfim... quando o AR sair da casa de banho, digam-lhe que é mesmo por passar lá a vida que vai levar negativa!
    Como vêem, ser professor não deve ser nada fácil, para não mencionar o facto de serem mal pagos e terem de ser avaliados pelos alunos, não sei como isso funciona mas já estou mesmo a ver.
    Professor - Vá lá! O que é que eu tenho que fazer para que vocês me dêem positiva para que eu possa continuar a trabalhar?

    JF - Dê-me 2 euros, e eu dou-lhe um 20!

    MR - Compre-me uma Coca-Cola e eu dou-lhe positiva!

    Space Aye - Dê-me um avião para eu poder mandar a baixo as minhas torres de canetas e eu penso no seu caso...

    AR - Traga-me papel higiénico se faz favor... (ainda na casa de banho)

    PVD - Mas...? Bem, meus filhos mais uma vez tenho que salvar o dia porque vocês não pensam... e sacrificar-me pelas vossas negativas, desperdiçando o meu único desejo... Dê nos positiva a todos!
    Mas se estiveres a pensar optar pelo ensino como carreira, não te preocupes... o mais provável é não conseguires arranjar emprego.

Comentários

  1. Ser professor mata e é, realmente, uma tortura, sobretudo quando o docente se depara com os chamados chicos-espertos,. Felizmente, Zé, não era o teu caso: sempre atento, aplicado, assíduo, pontual e muito, muito empenhado. Sarabá!!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comentem pá, um bom comentário motiva a malta!

Mensagens populares deste blogue

Coçador de micose implacável

Senhoras e senhoras, meninos e meninas (Ou será que em vez desta treta toda é melhor chegar aqui á Fernando Rocha: Ora ladies and gentleman… digam vocês o resto senão terei de por a bolinha vermelho no canto do blog). Hoje temos aqui presentes dois dos maiores coçadores de micose do país, de um lado temos ao Gato fedorento campeões a coçar a micose há vários anos, do outro lado temos PVD o mais novo coçador de micose, com apenas 17 anos já coçou bastante a micose. Eu e o Space Aye já nos oferecemos para ajudar PVD, mas ele não tem medo, ele diz que é capaz de os enfrentar os quatro membros do gato fedorento e derrotá-los sozinho. Entrevistador – PVD já não escreves um post, há cerca de dois ou três meses, e os Gato fedorento já estão ausentes há mais de meio ano achas que ainda é possível dares a volta por cima? PVD – Opá eu acho que sim, um atleta de alta competição a coçar a micose como eu não se pode deixar vencer por quatro marmanjos porque era extremamente chatinho se eu perdess

Porque odeio espanhóis

Se eu fosse o PVD, a resposta ao título deste post poderia ser apenas uma frase: "porque sou português". Mas como eu faço posts minimamente decentes (hein, PVD?) vou escrever mais duas ou três. A razão para eu fazer este post (além do facto de este blog já estar a ganhar baratas) prende-se com o facto de eu estar prestes a partir de férias (ou seja, contem com mais baratas pelo menos até pra semana). Férias...para Espanha, obviamente. Porque é para lá que os pobres como eu passam férias fora. No entanto, estou convencido que a viagem vai ser um martírio, uma vez que como vou de autocarro, e a minha chegada está prevista para 13 horas (não às 13h mas depois de 13 horas de viagem!). Por isso decidi levar a biblioteca de Alexandria comigo. Não foi fácil, visto que aquilo estava tudo queimado e debaixo de água, mas lá consegui pegar nuns calhamaços velhos e trazer comigo. Mas apesar de estas 13 horas parecerem muito, não me espanta. Afinal de contas, é provável que o motorista re

António Costa, o irrevogável socialista

Como qualquer showman, António Costa, adapta-se á sua plateia, e foi isso que o líder socialista fez quando em Barcelos diante de uma plateia de portugueses se apercebeu que tinha que voltar a soar um bocado á "alternativa" que tinha prometido antes de se tornar lider do PS. O incrivel progresso que o país tinha tido aquando do seu evento público de vassalagem aos investidores chineses rapidamente se transformou em retrocesso, num perfeito exemplo de trapézio á la Portas. A adaptação pode ser um grande trunfo quando se procura entreter um público, mas não o devia ser quando se fala de convicções. Mas num país onde a palavra irrevogável perdeu o seu significado original, isso já é capaz de ser pedir demais. Se há alguma coisa que se pode reter é que afinal parece que a falta de convicção dos lideres do PS não é defeito, é feitio.