Popular Post

Posted by : JF




Porque ser professor deve ser horrível?
Não desejo a ninguém ser professor, e ainda bem que há quem sacrifique a sua vida e sanidade mental para exercer tal profissão, eis as seguintes razões:
  1.   Ter de corrigir testes - Dá dores de cabeça, só a imaginar tal coisa. A parte mais difícil não deve ser a correcção de centenas de testes, desgastante deve ser ter que corrigir sempre os mesmos testes. Porque aposto que no final do ano, este pensamento não lhes sai da cabeça: "Porque é que eu não fui original! Devia ter feito testes diferentes este ano! em vez de usar exactamente os mesmos testes de há 40 anos atrás..."
  2.  Aturar miúdos - Talvez a parte mais difícil, eu diria que 80 dos 90 minutos de uma aula são mais:
    PVD! Não estamos numa igreja, faça favor de largar o terço!

    JF! Também pensa que está na igreja? Pare já de pedir esmola aos seus colegas!

    Space Aye! Pare de fazer torres com canetas, e preste atenção!

    MR! Pare de beber Coca-Cola! Estamos numa sala de Aula!

    Onde é que está o AR? alguém o viu? Não me digam que foi outra vez à casa de banho sem pedir autorização!
    Acho que dá para perceber, que se 10 minutos de aula conseguirem ser aproveitados, é milagre.
     
  3. Ter que dar a mesma matéria não sei quantas vezes por ano - Esta eu admiro, tendo reprovado alguns anos admiro como é que não só dão a mesma matéria como a dão exactamente da mesma forma. 
  4. Preparar aulas - Se eu não tivesse visto a forma como dão a matéria da mesma forma de ano para ano, eu diria que preparar aulas era tarefa difícil, mas agora até acho que deve ser divertido, deve ser como ensaiar para uma peça de teatro. Imagino o professor em casa com alta estante onde tem gravadas todas as aulas que alguma vez deu durante a sua carreira, a ver uma das gravações e a ensaiar muito concentrado.
  5. Dar notas - Ora outra parte que deve ser extremamente chata, pois os alunos com negativa, conseguem lembrar-se de tudo e mais alguma coisa para provar que o professor foi injusto.
  6. Professor - PVD, JF, AR, MR, Space Aye vão todos reprovar à minha disciplina!

    JF - Ó stor, isso é mesmo injusto... eu no outro dia até me ofereci para lhe lavar o carro...

    Professor - Não ofereceste, começaste-me a lavar o carro e no fim estendeste a mão à espera de uma moeda de 2 euros.

    PVD - Mas... Mas... eu consegui-lhe um lugar mais à frente na minha paróquia!

    Professor - Não... tu enfiaste-me na mala do PVD móvel, e acorrentaste-me no lugar da frente da igreja enquanto tentavas converter ao cristianismo! Tens sorte de não estares na cadeia!

    PVD - Raios, seu protestante! MR - Professor, se me permite... eu até lhe ofereci uma coca-cola caseira... podia-me dar positiva.

    Professor - Senão tivesses destruido a casa de banho da escola, com o teu laboratório de Coca-Cola até te dava positiva, porque a cola estava mesmo boa!

    Space Aye - Mas ó stor, eu até o ajudei a atravessar a rua...

    Professor - Tu tentaste-me atropelar para ver se eu atravessava mais rápido!

    Space Aye - Pronto... e resultou não resultou?

    Professor - Enfim... quando o AR sair da casa de banho, digam-lhe que é mesmo por passar lá a vida que vai levar negativa!
    Como vêem, ser professor não deve ser nada fácil, para não mencionar o facto de serem mal pagos e terem de ser avaliados pelos alunos, não sei como isso funciona mas já estou mesmo a ver.
    Professor - Vá lá! O que é que eu tenho que fazer para que vocês me dêem positiva para que eu possa continuar a trabalhar?

    JF - Dê-me 2 euros, e eu dou-lhe um 20!

    MR - Compre-me uma Coca-Cola e eu dou-lhe positiva!

    Space Aye - Dê-me um avião para eu poder mandar a baixo as minhas torres de canetas e eu penso no seu caso...

    AR - Traga-me papel higiénico se faz favor... (ainda na casa de banho)

    PVD - Mas...? Bem, meus filhos mais uma vez tenho que salvar o dia porque vocês não pensam... e sacrificar-me pelas vossas negativas, desperdiçando o meu único desejo... Dê nos positiva a todos!
    Mas se estiveres a pensar optar pelo ensino como carreira, não te preocupes... o mais provável é não conseguires arranjar emprego.

{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. Ser professor mata e é, realmente, uma tortura, sobretudo quando o docente se depara com os chamados chicos-espertos,. Felizmente, Zé, não era o teu caso: sempre atento, aplicado, assíduo, pontual e muito, muito empenhado. Sarabá!!!!

    ResponderEliminar

Comentem pá, um bom comentário motiva a malta!

- Copyright © Os Gárgulas - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -