Estas declarações tiveram um certo impacto na opinião pública (mas não muito, visto que quando falei disto ao JF ele me respondeu "Babel?! Escurinho?! Eu sei lá se é!").
O certo é que o filho do 'bochechas', 'bochechas júnior , mais conhecido por João Soares, saltou em defesa do Arménio (que by the way, tem nome de merceeiro), sublinhando que Selassie é de facto "o escurinho", e que quem chamou racista ao líder da CGTP está a recorrer ao "populismo demagogo".
Sobre isto tudo vou deixar apenas algumas notas (não muitas porque se o FMI me vê falar em notas ainda me leva a carteira (e eu não ia gostar nada. Foi a minha mãe que me deu no Natal, apesar de lhe terem roubado o subsídio).
1. Fico muito triste com o populismo demagogo. Nunca fui fã, mas a partir de agora vou deixar de o convidar para ir a minha casa jogar xbox.
2. Arménio Carlos descobriu aquilo que a humanidade há muito se debatia. A nacionalidade de (pelo menos) um dos Reis Magos. Parece que veio da Etiópia.
Pergunto-me agora se a tal mirra que ofereceu não nos terá antes mirrado mais ainda as nossas contas bancárias.
3. Acho lamentável que algumas pessoas venham defender o Arménio neste caso e não tenham defendido o Cavaquinho quando ele veio com aquilo de o Dia de Portugal ser o "dia da raça".
Por um lado compreendo. Eu também não gosto do Cavaco. Nem tenho qualquer apreço especial pelo bolo rei, cujas frutas cristalizadas não o são menos do que o próprio presidente da República em ação.
Mas então e o populismo demagogo? Não lhe terão aberto a porta?
4. É evidente que a expressão irrefletida de Cavaco Silva não é uma expressão racista.
É uma expressão nacionalista da pior espécie, bem ao estilo colonialista do séc. XX português.
5. Já a expressão de Arménio Carlos, não passa de uma gracinha para dar um colorido à crítica de que a "cabra de três cabeças" não dá sorte, tira-nos é a sorte!
É pena de facto que ninguém tenha separado estas águas, e que a memória de alguns seja tão curta (tanto de um lado como do outro).
Comentários
Enviar um comentário
Comentem pá, um bom comentário motiva a malta!