Avançar para o conteúdo principal

Saramago. Génio incompreendido ou português vendido?

José Saramago é talvez a figura histórica portuguesa mais difícil de compreender (a seguir ao Pombal). Primeiro porque critica a religião e profetiza a União Ibérica, depois porque escreve sem pontuação.
Mas a verdade é que este homem é um verdadeiro génio. Quem não ficaria com vontade de comprar um livro sobre a Bibilia, mesmo um com um título secante como “Caim”, se no livro o autor chama “filho da p”, nas palavras do padre que debateu com ele na TV, a Deus, a Jesus, a Shiva ao Monstro do Esparguete Voador ou lá o que é aquilo? Ainda que não se estivesse a referir a uma profissional da prostituição, já é divertido ver Deus associado familiarmente a uma reles e vulgar letra do abecedário.
Mas agora que penso já ter respondido ao porquê de ele escrever livros como “Caim”, ou o “Memorial do Convento” ou o “Evangelho Segundo Jesus Cristo” (que só lhe faltava ter sido queimado na praça pública), respondo agora a outra pergunta:
Porque razão Saramago não usa pontuação? Podem não acreditar, mas o primeiro professor de português de Saramago, com quem estableceu uma óptima relação, foi o nosso amigo JF. Basta lerem um livro de Saramago e um post do JF e verão que a unica diferença é a temática (do primeiro a religião e as profissionais da p, do segundo as fofocas da sociedade).
Mas o que mais espanta neste homem é o facto de ter feito o PVD ficar do seu lado quando um eurodeputado do PSD lhe disse algo pior do que chamar filho de uma profissional do sexo: dizer que Saramago devia renunciar á nacionalidade portuguesa por causa do que disse sobre a Bíblia.
Mas isso explica-se de uma forma muito simples – Há umas semanas a trás, o Saramago enviou ao nosso PVD uns biscoitos muito raros que só se fazem em Lanzarote. Como forma de agradecimento, o Padre-Viciado-em Droga-Para-Ver-Deus defendeu o prémio Nobel.
E assim se fizeram dois amigos.

Comentários

  1. Pois fui o professor dele, é verdade, ele foi o unico da turma que se saiu parecido comigo, os outros todos cambada de idiotas sairam todos a saber escrever, imbecis! e depois querem que este pais ande para a frente?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comentem pá, um bom comentário motiva a malta!

Mensagens populares deste blogue

Porque odeio espanhóis

Se eu fosse o PVD, a resposta ao título deste post poderia ser apenas uma frase: "porque sou português". Mas como eu faço posts minimamente decentes (hein, PVD?) vou escrever mais duas ou três. A razão para eu fazer este post (além do facto de este blog já estar a ganhar baratas) prende-se com o facto de eu estar prestes a partir de férias (ou seja, contem com mais baratas pelo menos até pra semana). Férias...para Espanha, obviamente. Porque é para lá que os pobres como eu passam férias fora. No entanto, estou convencido que a viagem vai ser um martírio, uma vez que como vou de autocarro, e a minha chegada está prevista para 13 horas (não às 13h mas depois de 13 horas de viagem!). Por isso decidi levar a biblioteca de Alexandria comigo. Não foi fácil, visto que aquilo estava tudo queimado e debaixo de água, mas lá consegui pegar nuns calhamaços velhos e trazer comigo. Mas apesar de estas 13 horas parecerem muito, não me espanta. Afinal de contas, é provável que o motorista re...

Passos Coelho apresenta livro sobre OVNIs

Poucos dias depois de se ter associado à chalupice do livro "Identidade e Família", escrito por 23 pessoas com demasiado tempo livre e com uma notável falta de empatia, Passos Coelho voltou a apresentar um livro de questionável credibilidade. Desta feita, trata-se de "Além do cinzento: Uma década de estudos OVNI", escrito por outras 23 pessoas cuja imaginação vai muito para além do razoável, mas que se presume pelo menos terão mais empatia do que os autores do livro mencionado anteriormente (não que isso seja difícil). Uma fonte próxima de Passos Coelho, quando questionada sobre a apresentação de dois livros em tão curto espaço de tempo, disse-nos que o ex-primeiro-ministro tem "estado envolvido em vários projetos de vasto interesse pessoal. Desde a leitura fervorosa de Douglas Murray e outros chalupas de direita a aperfeiçoar os seus dotes de jogador de Sueca. Pelo que não é estranho que alguma dessa atividade venha agora a público." Especula-se também qu...

Ver Online: One Direction: This Is Us (2013) Blu Ray

Dia 29 de Agosto estreia o filme dos One Direction, e nós "Os Gárgulas", como sempre temos acesso ás coisas em primeira mão, tomamos a liberdade de fazer o upload do filme. Mais abaixo tens acesso exclusivo à história de como a banda foi mesmo criada. Bom Filme :) Porque é que deixaram o Justin Bieber pôr ovos? Se fores troll como nós, partilha com as tuas amigas.