Avançar para o conteúdo principal

Psicologos?! será que são necessários?



Meus amigos, já vos passou pela cabeça, esta pergunta “Será que os psicólogos são necessários"? Claro que pensaram! Se não pensaram então é porque são malucos. Boa imitação de psicólogo não acham? Pois é mesmo o que eles fazem, não sei se já se aperceberam que eles fazem tudo por tudo para cativar os seus pacientes, inventam estados psicológicos, doenças mentais para qualquer situação, é incrível os seus níveis de imaginação e depois dão os seus nomes ás suas descobertas.
Eu na semana passada fui a um psicólogo, devido a problemas pessoais e aproveitei para lhe dizer que eu tinha enormes dificuldades em acordar cedo, que o meu sono era muito pesado, mas que só tinha começado este ano. E não é que ele me disse – "Isso é normalíssimo, é um estado psicológico temporário, mas tem de ter muito cuidado pois embora seja temporário, se não tiver cuidado pode-se agravar no futuro", por isso não sei como lhe vou dizer isto…. Sinto que ainda não está preparado para receber tal noticia, por isso vá para casa e volte cá amanha para mais uma sessão.
Só faltava dizer: "Não perca a próxima sessão porque nós também não!" Como aquele quim do dragon ball.
E eu fiz exactamente o que ele me disse, fui para casa, relaxei bebi uma bejeca e no dia seguinte lá fui eu pedir á minha mãe mais cinquenta euros para pagar pela imaginação do psicólogo.
Chego ao psicólogo e ele perguntou-me como é que eu estava e se tinha relaxado o suficiente para a notícia que ele tinha para me dar, e eu caí que nem um patinho e fui na conversa dele. No final da sessão ele finalmente diz me : "O senhor JF tem a famosa… síndrome do faltista".
E eu sem comentários saio do consultório e ponho me a pensar… ainda bem que o psicólogo se chama João faltista. Já viram se ele se chamasse Emanuel?
Era muito engraçado se um dia eu chegasse atrasado ás aulas de manhã e dissesse ao professor: Desculpe o atraso, eu tive com o Emanuel. A reacção mais provável do stor á minha desculpa seria esta: "Eu conheço a sua família e amigos, mas não conheço o Emanuel, é o seu namorado?"
Embora eu saiba que aquele psicólogo era um aldrabão, acho que o meu dinheiro foi bem empregue pois hoje em dia tenho um professor que quando me vê diz sempre Olha o faltista!
Pelo menos foi original, mas peço a todos os psicólogos deste país que tenham melhor imaginação, e que sejam mais rápidos porque não justifica ter de ficar um dia á espera que criem um nome para o meu estado psicológico .

Comentários

  1. Lol, bom uso do nome Emanuel. Os psicólogos são um monte de aldrabões, lembro-me de ir a uma sessão e como estava perfeitamente calmo e normal, uma pessoa comum e tudo a gaja vira-se e pergunta-me se eu não quero dizer mal dos meus pais. Que tonos esses gajos

    ResponderEliminar
  2. Não gostei que usases o nome Emanuel...é um dos meus nomes. Lol.
    Uma vez uma psicologa mostrou-me várias pinturas abstractas com tinta chinesa e pediu-me para dizer o que achava que eram.
    Achei engraçado e inventei montes de coisas, mas ela começou a ficar preocupada até que finalmente vi o que ela queria, um morcego.
    Acho que estava preocupada por eu não saber apreciar a arte dela. Lol.

    ResponderEliminar
  3. É muito triste verificar que existem colegas a fazer mau uso do seu diploma. É assim que se dá mau nome à Psicologia. Os psicólogos são necessários sim, embora talvez hoje em dia se vá ao psicólogo por tudo e por nada. Tanto por culpa dos clientes como dos próprios psicólogos. O que se passa é que na sociedade actual as pessoas sentem-se cada vez menos capazes para lidar com os seus problemas. Atenção: eu não disse que são menos capazes. Sentem-se menos capazes, o que é totalmente diferente. E assim por qualquer coisinha vão logo ao Psicólogo. E claro, há colegas, infelizmente, que se aproveitam. Infelizmente, também, neste país obtém-se um Diploma em Psicologia em tudo quanto é sítio, e claro, pessoal formadas em sítios desses não poderiam fazer boa figura depois. Quando a pessoa precisa de um Psicólogo o melhor é dirigir-se às faculdades Públicas (Lisboa, Coimbra, Porto, Évora, Algarve, por exemplo) que geralmente se tiverem o curso também têm serviços, ou no mínimo vão encaminhar a pessoa para alguém com provas demonstradas. Por outro lado o Psicólogo está ainda muito associada ao consultório e ao divã. Pois, como eu costumo dizer, a Psicologia é muito mais do que fazer terapia a alguém a quem morreu o periquito (com todo o respeito visto que cada um atribui a importância que lhe aprouver aos seus animais e portanto tem todo o direito a deprimir pela morte dos mesmos). Eu por exemplo não acho piada nenhuma a essa área e não tenho paciência nenhuma para terapia. Logo ia ser uma má Psicoterapeuta se decidisse ir por aí. A Psicologia não trata a tristeza das pessoas, a Psicologia estuda e tenta compreender o seu comportamento. E quando as pessoas estão em sofrimento, há algumas áreas da psicologia que se ocupam de (tentar) compreender o porquê e ajudar a pessoa a recuperar o bem-estar.

    ResponderEliminar
  4. As pinturas abstractas provavelmente seriam o teste do Roscharsh, cujo objectivo é a pessoa olhar para as figuras e dizer a primeira coisa que elas lhe fazem lembrar. Quando não se consegue ver nada, não se diz nada, não se começa a inventar. Se a psicóloga ficou preocupada das duas uma: ou percebeu que estava a inventar e que não estava a responder como deve ser ao teste, ou achou que as suas respostas eram mesmo o que via, e se calhar não auguravam nada de bom. Disse que ela queria que visse um morcego. Ela disse-lhe isso? Ou quando você respondeu morcego ela disse que era a resposta correcta? Nesse caso ela procedeu mal. Caso contrário parece-me é que você viu o morcego, mas não disse logo. Pôs-se a inventar.

    ResponderEliminar
  5. Claro que os psicólogos são necessários. Quem acha que ajuda pessoas que sofreram AVC's, Traumatismos Cranianos, Cancros no Cérebro, entre mil outros problemas do foro neurológico, a recuperar as suas competências cognitivas? Neuropsicólogos. Quem acha que estuda a cognição humana de modo a pensar em estratégias que potenciem essas capacidades? Psicolínguistas e Psicólogos Cognitivos. Pensa que é fácil viver com uma verdadeira fobia, depressão, personalidade borderline??? Os Psicólogos são necessários sim, mais que não seja para mostrarem às pessoas que elas têm recursos internos que lhes permitem passar bem sem um psicólogo. Muitas vezes os problemas das pessoas são simples de resolver, mas quando se está envolvido neles parece que não conseguimos raciocinar sobre a questão. O psicólogo é quem olha para o problema de forma racional e crítica, de forma a descobrir a origem do mesmo e a apontar uma possível solução.
    Lamento, sinceramente, que tenha sido atendido por um incompetente, mas, por favor, não generalize.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo,
    Eu não percebo nada de psicologia, mas a verdade é que segundo a psicologa, (agora que duvidou da credibilidade dela e visto que o sr. parece ser entendido na matéria, já me está a fazer duvidar a mim também) os morcegos significam percepção da realidade.
    Eu deveria ter visto 2 ou 3 mas só vi um. Ela disse que se eu não tivesse visto esse era porque eu era um lunático.
    Hoje, passados 4 anos, acabei por me juntar a um grupo de loucos humoristas. Afinal parece que ela não era assim tão incompetente ^^

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comentem pá, um bom comentário motiva a malta!

Mensagens populares deste blogue

Coçador de micose implacável

Senhoras e senhoras, meninos e meninas (Ou será que em vez desta treta toda é melhor chegar aqui á Fernando Rocha: Ora ladies and gentleman… digam vocês o resto senão terei de por a bolinha vermelho no canto do blog). Hoje temos aqui presentes dois dos maiores coçadores de micose do país, de um lado temos ao Gato fedorento campeões a coçar a micose há vários anos, do outro lado temos PVD o mais novo coçador de micose, com apenas 17 anos já coçou bastante a micose. Eu e o Space Aye já nos oferecemos para ajudar PVD, mas ele não tem medo, ele diz que é capaz de os enfrentar os quatro membros do gato fedorento e derrotá-los sozinho. Entrevistador – PVD já não escreves um post, há cerca de dois ou três meses, e os Gato fedorento já estão ausentes há mais de meio ano achas que ainda é possível dares a volta por cima? PVD – Opá eu acho que sim, um atleta de alta competição a coçar a micose como eu não se pode deixar vencer por quatro marmanjos porque era extremamente chatinho se eu perdess

Porque odeio espanhóis

Se eu fosse o PVD, a resposta ao título deste post poderia ser apenas uma frase: "porque sou português". Mas como eu faço posts minimamente decentes (hein, PVD?) vou escrever mais duas ou três. A razão para eu fazer este post (além do facto de este blog já estar a ganhar baratas) prende-se com o facto de eu estar prestes a partir de férias (ou seja, contem com mais baratas pelo menos até pra semana). Férias...para Espanha, obviamente. Porque é para lá que os pobres como eu passam férias fora. No entanto, estou convencido que a viagem vai ser um martírio, uma vez que como vou de autocarro, e a minha chegada está prevista para 13 horas (não às 13h mas depois de 13 horas de viagem!). Por isso decidi levar a biblioteca de Alexandria comigo. Não foi fácil, visto que aquilo estava tudo queimado e debaixo de água, mas lá consegui pegar nuns calhamaços velhos e trazer comigo. Mas apesar de estas 13 horas parecerem muito, não me espanta. Afinal de contas, é provável que o motorista re

António Costa, o irrevogável socialista

Como qualquer showman, António Costa, adapta-se á sua plateia, e foi isso que o líder socialista fez quando em Barcelos diante de uma plateia de portugueses se apercebeu que tinha que voltar a soar um bocado á "alternativa" que tinha prometido antes de se tornar lider do PS. O incrivel progresso que o país tinha tido aquando do seu evento público de vassalagem aos investidores chineses rapidamente se transformou em retrocesso, num perfeito exemplo de trapézio á la Portas. A adaptação pode ser um grande trunfo quando se procura entreter um público, mas não o devia ser quando se fala de convicções. Mas num país onde a palavra irrevogável perdeu o seu significado original, isso já é capaz de ser pedir demais. Se há alguma coisa que se pode reter é que afinal parece que a falta de convicção dos lideres do PS não é defeito, é feitio.